loading

Manchas de pele? Saiba aqui o que fazer:Postado por Em


Um incômodo comum especialmente para as mulheres nessa época do ano são as manchas de pele. Seja por problemas hormonais ou manchas que ficaram de “herança” do verão, o fato que é elas são sinais de que a sua pele está precisando ajuda.
Acompanhe nosso artigo e descubra mais sobre as manchas de pele, por que elas se formam e como combater e tratar o seu aparecimento. Vamos lá?

Por que as manchas de pele se formam?

Há diversos fatores que desencadeiam a formação das manchas, mas em geral, o que ocorre é um descontrole na produção de melanina, que pode iniciar através de vários mecanismos diferentes.

  • Hiperpigmentação pós-inflamatória: ocorre no rosto e no corpo, em resposta a uma inflação, como acne, dermatite, psoríase ou alguma lesão causada por dermoabrasão, peeling químico ou laserterapia. O resultado é um aumento na produção de melanina, aparecendo na pele como manchas escuras e achatadas. Frequentemente pessoas com acne são as mais afetadas por esse tipo de manchas de pele.
  • Distúrbios hormonais: durante a gravidez, primeira menstruação, menopausa, ou com o uso de anticoncepcionais podem ocorrer o surgimento de manchas de pele. Outro problema hormonal que frequentemente traz este sintoma é a síndrome de ovário policístico.
  • Estresse: Se só o fato de estar estressada já não fosse bastante incômodo, mas esses períodos também podem gerar manchas de pele, que podem se manifestar no couro cabeludo, no rosto e no corpo e ocorrem em pessoas que já tenham algum tipo de predisposição ou histórico para dermatites.
  • Exposição ao sol: essas manchas surgem devido a uma reação de defesa do organismo, produzindo mais melanina para se proteger do excesso de exposição solar. Elas demonstram o histórico de exposição solar da pele ao longo da vida e podem surgir mesmo com a utilização de filtro solar, caso a pele tenha sido muito exposta e em horários de sol mais forte.
    Outros fatores como o uso de determinados medicamentos e cosméticos e fatores genéticos, também podem influenciar na produção desorganizada da melanina e, consequentemente, no aparecimento de manchas.

O que as pessoas que possuem manchas de pele sentem?

As manchas de pele podem trazer diversos desconfortos e, dependendo da sua intensidade e causa, podem causar coceiras e ardência. Em geral o principal impacto é mesmo na autoestima e no medo de que as manchas possam evoluir para algo maior – como um câncer de pele – ou fiquem maiores.
Por isso, é muito importante consultar profissionais que entendam do problema para auxiliar no tratamento assim que as manchas apareçam.

Como tratar as manchas de pele?

Uma forma segura e efetiva de tratar as manchas de pele é através de dermocosméticos clareadores. Linhas como a Dermolight, da Extratos da Terra, foram desenvolvidas especialmente para tratar manchas como melasma, pós-inflamatórias e solares, auxiliando no clareamento de marcas a idade em todo o corpo.
São produtos para uso profissional, mas que possuem também um kit home care que complementa o tratamento intensificando os resultados.
Quer saber mais a este respeito?
Entre em contato ou deixe uma mensagem aqui prá gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *